obituário

Morreu o engenheiro agrônomo Zacheu Canellas

Foto: Fernanda Ramos (Arquivo/Diário)/

A trajetória de Zacheu Canellas, 83 anos, foi marcada pelas causas que tanto defendia, pelo espírito de liderança e por um bom humor inconfundível. Tinha grande capacidade de sorrir e de fazer sorrir. Agia assim nas alegrias e até mesmo diante de situações difíceis. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1963, sua história confunde-se com o percurso da extensão rural no Estado. Por mais de 40 anos, Canellas foi extensionista da Ascar-Emater-RS, onde ocupou diversos cargos. Na luta pelos interesses dos pequenos agricultores, foi o primeiro presidente da Associação dos Servidores da Emater-RS/Ascar. Depois de muita insistência de amigos e colegas de profissão, em 2010, lançou o livro Abrindo a porteira, uma memória da extensão rural no Rio Grande do Sul.

Em um baile em Ijuí, Zacheu conheceu a professora Laís Pasqualoto. Logo que a viu, tirou-a para dançar. Desde então, nunca mais se separaram. Do casamento, que durou 54 anos, nasceram os filhos: Marcelo Canellas, 52 anos, jornalista, Luciano, 49, agrônomo, e Tais, 40, cabeleireira. A família ficou completa com a chegada dos netos Ana Victória, Arthur, Cecília, Ernesto, Gabriel, Pedro e Victor.

Marcelo, conta que Zacheu herdou do pai, Salvador Canellas, a disposição para se envolver em causas sociais.

- Meu pai veio de uma família de sete irmãos. Meu avô percorria o Estado para levar medicações e fazer exames de saúde em moradores do Interior. Nessas andanças, ele conheceu a minha avó. Casaram-se e constituíram família em Gravataí, onde meu pai nasceu - diz o jornalista.

De acordo com Marcelo, Zacheu concluiu o Científico (atual Ensino Médio) no colégio Anchieta em Porto Alegre, foi domador de cavalos, montou um aviário e foi tenente do Exército. Na formatura em Agronomia, recebeu o diploma das mãos do então presidente da república João Goulart, que foi o paraninfo da turma.

- Ele trabalhou em Passo Fundo, onde nasci, e em Ijuí, onde nasceu Luciano. No final dos anos 1960, estabeleceu-se em Santa Maria, onde foi gerente regional da Emater durante décadas. Meu pai dedicou-se à extensão rural durante a vida toda, especialmente à agricultura familiar e à união dos pequenos agricultores, que tanto defendia - diz Marcelo.

Foto: Arquivo pessoal

Engenheiro agrônomo, João Luiz Guadanin, 77 anos, conheceu Zacheu em 1974, na Emater-Ascar. Ele destaca, na personalidade do amigo, a capacidade de diálogo e a persistência:

- Sempre de bom humor, Zacheu sabia levar os fardos de forma suave e buscar o melhor para o coletivo. Vivemos grandes momentos juntos! Ele lutou para que pesquisas e inovações não deixassem de chegar aos agricultores. Ponderado e hábil nas negociações, posicionou-se com força em favor dos pequenos.

Também engenheiro agrônomo, Claudio Fioreze, 52 anos, é admirador da dedicação e das palavras gentis e colega, com quem trabalhou por mais de 20 anos.

- A inteligência emocional com que ele tratava cada situação potencializava a associação. Contava causos, era muito brincalhão. Certamente, soube aproveitar cada instante da vida - diz Fioreze.

Para Marcelo, fica a saudade do amigo, do companheiro de torcida pelo Internacional e do pai que tinha só uma exigência dos filhos: que fossem felizes. Ele destaca, ainda, a participação de Zacheu nos movimentos eclesiais e a intensa amizade que teve com o bispo Dom Ivo Lorscheiter. Aos 83 anos, em decorrência de uma leucemia, Zacheu faleceu. Ele foi cremado em Santa Rosa. As cinzas, conforme o desejo dele, serão lançadas em Itaara.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo

19/06
Dolores Ferreira, aos 80 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita 

21/06 
Elton Pozzobon, aos 94 anos, foi sepultado no Cemitério São José
Maria Flores, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico 

22/06
Osvaldo Lopes, aos 93 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico 

27/06
Mauro Antonio Bica, aos 42 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico 

28/06
Alfeu Moreira, aos 76 anos, foi sepultado no Jardim da Saudade
Juarez Maffioletti, aos 87 anos, foi sepultado no Crematório São José
Rosa Lopes, aos 59 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu Ilda Maria Gavioli Cipolatto Anterior

Morreu Ilda Maria Gavioli Cipolatto

Morreu estilista santa-mariense Paulo Brasil Próximo

Morreu estilista santa-mariense Paulo Brasil